
Entre 14 e 18 de setembro, a ABTCP — Associação Brasileira Técnica de Celulose e Papel – irá realizar a próxima edição da Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas. Promovido anualmente pela entidade, o evento tem o objetivo de reunir gerentes, supervisores, coordenadores e colaboradores da indústria de celulose e papel para debater temas relevantes ao setor, contribuindo com a capacitação dos profissionais que atuam nas fábricas e dos alunos de cursos técnico e superior da cidade que desponta como polo mundial da celulose.
Neste ano, as discussões partirão do tema central Inovação e transformação tecnológica, inserindo as novas diretrizes de processos do setor no novo normal e contarão com o suporte de uma plataforma digital para realização das palestras e promoção dos debates.
“Chegamos à oitava edição deste evento anual, que já tem um espaço reservado na agenda dos profissionais da região. Eles aguardam pelas palestras voltadas às últimas tendências do setor. Então, dada a relevância que a Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas conquistou nos últimos anos, a ABTCP buscou soluções para superar os desafios acarretados pela pandemia de coronavírus e chegou a uma plataforma tecnológica que atenderá a todas as necessidades de um evento virtual”, comenta Viviane Nunes, coordenadora técnica da ABTCP, sobre a ferramenta que oferecerá recursos para interação entre os palestrantes e o público e possibilitará o download de materiais informativos durante as apresentações.
A realização remota do evento ainda trará a vantagem de ampliar a participação do público a profissionais que atuam fora do Mato Grosso do Sul. “Com este novo formato, o desafio logístico, que muitas vezes impossibilitava a participação de colaboradores de outras fábricas, também será superado”, pontua Viviane. A coordenadora técnica da ABTCP evidencia que a programação estendida aos cinco dias da semana, no período noturno e com uma carga de três horas diárias, almeja facilitar a organização dos profissionais que desejam participar do evento.
A programação técnica será outro destaque da mais recente Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas. “Formamos um comitê com os líderes de cada uma das grandes empresas da região — Eldorado Brasil, International Paper e Suzano — e contamos com a participação de profissionais de outros players expressivos do setor para entender quais são as principais demandas técnicas atuais do dia a dia operacional e pensar de que forma poderíamos montar uma programação estratégica para supri-las”, conta Viviane sobre o trabalho prévio, que levou à estruturação do programa.
Divididas em painéis (Celulose, Celulose e Papel, Recuperação e Indústria 4.0, Gente e Gestão), as palestras vão abordar os impactos da pandemia na indústria de celulose e papel, incluindo a aceleração de tendências que já vinham se desdobrando, e ampliar as análises à qualificação profissional, lançando um olhar atento ao papel da indústria no amadurecimento dos novos modelos de formação e capacitação.
Albany, Andritz, Buckman, Contech, Kadant, Kemira, Neles, Solenis, Valmet e Voith são as empresas patrocinadoras do evento e também as responsáveis por apresentar os últimos incrementos tecnológicos que prometem preparar o setor para os próximos capítulos deste novo futuro que vem sendo desenhado.
Confira o programa completo em https://abtcp.org.br/images/Programacao_-_8%C2%AA_Semana_de_Celulose_e_Papel_-_26.08.pdf.
Serviço — 8ª Semana de Celulose e Papel de Três Lagoas
Data: 14 a 18 de setembro
Horário: 18h às 21h (horário de Três Lagoas)/19h às 22h (horário de Brasília)
Local: Plataforma digital ABTCP
Investimento: Evento exclusivo e gratuito para associados ABTCP. Caso ainda não seja um associado (pessoa física ou jurídica), associe-se aqui e assista às palestras desse e de outros eventos gratuitamente. Para mais informações, entre em contato com Rosimeire Silva no rosimeire@abtcp.org.br ou 11 3874-2708.