
Pessoas que moram em Mato Grosso do Sul podem ajudar os moradores da Bahia que contam com os temporais das últimas semanas.
Os quartéis do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS) e a Associação Comercial e Industrial de Campo Grande (ACICG) são pontos de arrecadação de doações.
As pessoas podem doar alimentos não perecíveis, remédios, água potável, roupas, produtos de higiene pessoal e produtos de limpeza.
As doações nos quartéis do CBMMS espalhados pelo Estado devem ser feitas até domingo (2).
As doações serão encaminhadas à Bahia na segunda-feira (3) em um avião da Força Aérea Brasileira (FAB).
As doações na ACICG devem ser feitas até o sábado (1º), das 8h às 17h30min. A ACICG está localizada na rua 15 de Novembro, nº 390, em frente à praça Ary Coelho.
Temporal
As chuvas fortes definidas a cair na Bahia no início de dezembro. De acordo com a Superintendência de Proteção e Defesa Civil da Bahia (Sudec), 24 pessoas morreram, 37.324 estão desabrigadas, 53.934 estão desalojadas e 434 foram feridas até o momento.
Ao todo, o número total de atingidos é de 629.398 pessoas e 141 municípios, sendo 132 em situação de emergência.
Os municípios com vítimas são Amargosa (2), Itaberaba (2), Itamaraju (4), Jucuruçu (3), Macarani (1), Prado (2), Ruy Barbosa (1), Itapetinga (1), Ilhéus (2) , Aurelino Leal (1), Itabuna (2), São Félix do Coribe (2) e Ubaitaba (1).
De acordo com o governador da Bahia, Rui Costa, uma instituição financeira foi contratada para amparar famílias que perderam tudo durante os temporais.
O dinheiro vai direto para a conta das famílias para que elas possam comprar refrigerador, colchão, botijão de gás e outros itens domésticos.
“Com o cartão do banco em mãos, quem vai escolher o que vai comprar é uma pessoa: pode ser a cama ou sofá, por exemplo. Exceto bebida alcoólica ”.