Guerreiro assina convênio da Caravana da Saúde e afirma que “a maior obra de um gestor é cuidar da saúde das pessoas”

Foto: Assessoria de Imprensa

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou mais uma edição da Caravana da Saúde, que pretende acelerar a fila para exames e cirurgias eletivas no estado. Na sede da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), Angelo Guerreiro declarou ao assinar o convênio que garante a participação de Três Lagoas que “a maior obra de um gestor é cuidar da saúde das pessoas”.

Para a capital nacional da celulose, estão previstas 750 cirurgias e, segundo a secretária municipal de Saúde, Elaine Furio, espera-se que até outubro de 2022, quando encerra a Caravana da Saúde, que mais de 1.500 procedimentos cirúrgicos sejam realizados.

Após a assinatura do convênio, que aconteceu no último dia 2, pacientes de Três Lagoas já estão sendo convocados para consultas e exames, visando o agendamento das cirurgias que devem começar já em janeiro.

Nesta edição, a Caravana da Saúde está dividida em duas etapas, “Opera MS” e “Examina MS”. Ao todo, R$ 120 milhões serão investidos em recursos para a realização de 70 mil procedimentos médicos de média e alta complexidade, durante os 11 meses da Caravana.

Só de exames, espera-se realizar 58 mil, entre ressonâncias, tomografias, ultrassonografias e endoscopias. Já em relação às cirurgias, devem ser feitas 12 mil, entre oftalmológicas, vasculares e ortopédicas, que devem representar grande parte dos atendimentos.

Até o momento, 39 hospitais, públicos e filantrópicos, que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS), já foram credenciados e clínicas e hospitais particulares também podem se habilitar.

Para Reinaldo Azambuja, “é difícil zerar a fila, mas é possível destravar”. Durante a solenidade de assinatura do convênio com os municípios, o Governador de MS informou que o Hospital Nossa Senhora Auxiliadora já é um dos signatários da parceria.