
Além da otimização dos custos de produção, a aplicação das práticas de gestão financeira e estratégica fez com que a atividade tivesse ainda mais lucros.
“Com o Senar, conseguimos melhorar a aplicação dos recursos, pensando sempre no retorno do investimento, e não simplesmente ‘investir por investir’. Tudo é muito bem pensado. A gestão compreende desde os manejos até a parte administrativa e financeira. A gente consegue raciocinar melhor em cima disso, procurando resultados, sendo mais específico, e posso afirmar que essa assistência possibilitou melhorar todo o processo”, afirma.
Com a melhora na organização da propriedade, a qualidade de vida do produtor rural e sua família também tiveram um ganho. Após pouco mais de 1 anos de assistência, Schenkel recomenda a assistência do Senar/MS.
“O setor é carente dessa visão mais empresarial. A atividade, em muitos casos, é levada de maneira mais empírica e menos profissional. O suinocultor deve se preocupar muito com isso. É o futuro do empreendimento, é a sustentabilidade, a sequência do trabalho e o seu capital dando retorno. Vale a pena procurar profissionalizar a gestão”, conclui.
Transformando Vidas – Toda sexta-feira, o Sistema Famasul divulga uma reportagem sobre a atuação do Senar/MS e suas transformações no campo. Acesse AQUI e veja outros depoimentos.
Você pode ainda conferir outras reportagens sobre Suinocultura nas editorias de ‘Mercado Agropecuário’ e ‘Educação no Campo’, além da live que foi transmitida nesta terça-feira (11).