
O Plano de Desenvolvimento Econômico de Inocência é composto por 30 ações voltadas para fomentar a agricultura familiar, incentivar a população a comprar mais do comércio local, além de impulsionar a área de turismo e lazer. O documento foi apresentado ao público pela consultora do Sebrae/MS, Maria Luzia Lomba, no último dia 26.
Segundo o secretário de Meio Ambiente e agente de desenvolvimento, Max Machado Garcia de Freitas, as ações foram elencadas de forma colaborativa. “Foi realizada a Oficina de Planejamento Participativo no nosso município, quando reunimos as lideranças locais, ouvimos as necessidades de cada setor e pontuamos as iniciativas prioritárias. Nosso principal objetivo é concluir o programa com sucesso, vamos trabalhar para ter êxito nas ações e atender a nossa população”, pontuou Max.
As ações elencadas no plano também irão nortear a execução do programa Cidade Empreendedora no município, que é executado a partir do eixo competitivo “Cidade de Agro”. A vertente foi escolhida pela administração pública e envolve focado no potencial produtivo da cidade com a proposta de estimular o pequeno produtor e criar incentivos para impulsionar a economia agrícola local. Segundo a diretora-técnica do Sebrae/MS, Maristela França, com esse trabalho junto à prefeitura, a instituição se faz presente para auxiliar na transformação do município e o Plano de Desenvolvimento Econômico é mais uma entrega que tem esse propósito.
“O plano é uma ação estratégica que integra o Cidade Empreendedora. O programa possui duas vertentes de trabalho – uma voltada para melhorar o ambiente de negócios e a outra com a proposta de apresentar soluções para os pequenos negócios do município. O PDE irá contemplar as duas vertentes e as ações foram definidas em conjunto com a prefeitura e a sociedade civil organizada. Os empreendedores tiveram uma participação imprescindível para que o plano fosse desenvolvido. Por meio do Cidade Empreendedora, nós do Sebrae, estamos contribuindo com o desenvolvimento econômico e social não só de Inocência, mas também de todos os outros 21 municípios que aderiram ao programa”, enfatizou Maristela.
Na data, também estiveram presentes durante o Lançamento do PDE, a presidente da Associação Comercial e Industrial de Inocência, Mariene Garcia, o presidente Sindicato Rural, Ivan Leal de Paula, e a vereadora, 1ª secretária da Câmara Municipal, Joceana Rosa da Costa.
Com a proposta de transformar a Sala do Empreendedor em um ambiente cada vez melhor para atender os empresários locais, o projeto será executado a partir desta entrega e a inauguração está prevista para o próximo ano. Recentemente, a Sala do Empreendedor que funcionava no Paço Municipal, passou a ocupar um novo prédio, localizado na área central da cidade, na Avenida Alexandre Batista Garcia, em frente à lotérica.
O local desempenha o papel de apoio ao comércio local, com atendimento voltado para esclarecer dúvidas e auxiliar o empresário na regularização do empreendimento, além de dar suporte ao Microempreendedor Individual (MEI). Para mais informações a respeito do programa Cidade Empreendedora, entre em contato com o Sebrae/MS por meio do número 0800 570 0800.