
Paulista na certidão, mas sulmatogrossense de coração, o chef de cozinha Emílio Rafael da Costa Santos, vem conquistando reconhecimento pelo trabalho desenvolvido na gastronomia, na capital de São Paulo. Nascido em Sorocaba (SP), Emílio morou 21 anos em Brasilândia (de 1994 a 2015) e há cinco mora em São Paulo (SP), onde se dedica para o seu restaurante especializado na área de hamburgueria.
Com essa oportunidade de negócio, os frutos do reconhecimento começaram a aparecer em sua vida. Recentemente ele foi entrevistado pelo jornalista Zeca Camargo, com a série UAU – Modo de Vida pelo programa #BrasilCozinhaComigo, que entrevista chefs de cozinha e apresenta sugestões receitas de várias regiões do país.
“A minha assessoria de imprensa fez um disparo para vários veículos de comunicação sobre a inauguração da 225 Burger. Em maio, o Zeca começou o projeto dele no Canal UOL e em uma conversa no Instagram e uma ligação do próprio Zeca combinamos tudo”, disse Emílio, falando como surgiu o convite.
A entrevista foi transmitida ao vivo no dia 12 de julho no Canal da UOL no Youtube, e ainda está disponível quem quiser conferir a entrevista completa. Na ocasião, Emílio e Zeca fizeram ao longo da transmissão ao vivo um sanduíche de hambúrguer de costela no forno.
“É muito gratificante receber qualquer tipo de reconhecimento. Foi uma semana recheada de muito carinho. Dá uma injeção de ânimo para seguir e correr atrás dos objetivos. Colocar a 225 Burger cada vez mais em exposição com intuito de ser conhecida por mais e mais possíveis clientes”, disse Emílio.
PAIXÃO PELA COZINHA
Ele lembra que sua paixão pela cozinha começou muito cedo, tendo como principal referência a sua família, em especial, a sua mãe. “A minha família sempre foi envolvida em negócios de alimentação, então o contato com a cozinha existe desde muito novo. Minha mãe sempre foi muita criativa na cozinha, sempre consegue fazer pratos saborosos, com ingredientes simples do dia a dia e o churrasco, que além de ser uma tradição brasileira, hoje em dia conseguimos integrar características de qualquer lugar do mundo ao prato”, destaca.
Emílio falou que sempre ajudava nos negócios que a família empreitava, mas somente em 2013 se arriscou em abrir o seu próprio negócio, ainda na cidade de Brasilândia (MS), que durou até janeiro de 2015. “Depois que me mudei para São Paulo, comecei aguçar as minhas qualidades profissionais e refinar técnicas gastronômicas e de gestão, para poder ter meu próprio negócio e não cometer os mesmos erros do passado”, complementa.
RECOMEÇO
Após se mudar para São Paulo e buscar conhecimento através de cursos, Emílio abriu no ano de 2018 a 225 Burger. “Entre um trabalho e outro, fazia uns burgers para vender no condomínio em que eu moro. Os vizinhos foram curtindo a ideia e cheguei a vender 80 burgers em um dia. Coisa de louco para se fazer sozinho numa cozinha minúscula”, lembra.
Foi em novembro de 2019 que Emílio firmou uma sociedade para viabilizar o negócio e hoje o restaurante atua em uma região de 260 mil pessoas.
Mesmo em tempo de Pandemia, o chef de cozinha já tem vários planos para a hamburgeria, como a melhoria do espaço físico como também no aperfeiçoamento de suas técnicas. “Neste espaço de eventos que estamos criando, a ideia é ter um local polivalente para receber eventos particulares e ter um calendário de cursos e jantares de experiências. São várias possibilidades”, cogita.
Além disso, Emílio acredita que trabalhar na estratégia da marca é um diferencial para o seu negócio. “A (hamburgueria) 225 não a vejo como franqueada, mas acredito que conseguiremos ter uma marca que consiga levar a experiência para os quatro cantos capital paulista. Tenho rabiscado também toda essa trajetória, o objetivo é ter um material para auxiliar os empreendedores que buscam uma mudança de vida na área da gastronomia”, explica.
INSPIRAÇÃO PARA OUTRAS PESSOAS
Emílio também deixou uma mensagem de inspiração para as pessoas que almejam algum sonho para a vida, independente do negócio. “Talvez o seu sonho não esteja em uma coisa ou lugar físico, é muito mais ser do que ter, muito mais fazer do que estar. Não costumo dizer sonhos, se for para sonhar eu sonho com a Mega Sena (risos), mas prefiro dizer realizações mesmo. Para realizar precisamos movimentar, buscar, conhecer, fazer e principalmente errar. São os erros que nos dá margem para chegar no melhor acerto. Vou finalizar com uma música do Jad e Jefferson que fala assim: ‘A vida é tipo roda gigante/Então pra que esculacho/Se hoje está em cima/Amanhã tá em baixo/Eu tenho fé que na terra/Minha missão vai ser cumprida/Porque a humildade é a essência da vida.”, finaliza.
Link da entrevista completa com Zeca Camargo: https://www.youtube.com/watch?v=HF_Ya44FWx4