
Em parceria com as empresas Suzano e Palmont, o SENAI de Três Lagoas ministrou uma aula inaugural para marcar o início do curso técnico em mecânica, oferecido na modalidade aprendizagem industrial. O objetivo é preparar mão de obra qualificada para atender as demandas das indústrias e oportunizar condições favoráveis à conquista do primeiro emprego para os jovens que buscam a formação.
Segundo a coordenadora pedagógica do SENAI de Três Lagoas, Carla Matias, a aula inaugural é uma oportunidade para os alunos se conhecerem e tirarem as dúvidas sobre a metodologia da instituição. “O mais interessante da modalidade aprendizagem industrial é que o aluno aprende na teoria e na prática praticamente ao mesmo tempo, conseguindo ver a aplicabilidade das aulas teóricas dentro da indústria”.
Com uma carga-horária total de 2.920 horas, o curso é dividido entre escola e empresa, com cronograma concomitante, em que os alunos realizam parte da carga-horária na prática nas indústrias e os conteúdos teóricos, na unidade do SENAI, seguindo todos os protocolos de biossegurança.
Para o aluno Caio Henrique Silva, sair da zona de conforto não é algo fácil, mas quando se trata de uma oportunidade de trabalho é preciso buscar se destacar. “E vejo esse curso como um desafio, enfrentando a pandemia e as dificuldades que esta situação traz. Quero aproveitar a oportunidade para construir minha carreira profissional”.
Já o aluno Caio Eduardo Gomes Ferreira não escondeu a ansiedade com o início das aulas. “Sei que estou fazendo parte de um momento que poderá abrir muitas portas. Quero me dedicar ao máximo e me aperfeiçoar cada vez mais para não ficar de fora do mercado de trabalho”.