
Embora Mato Grosso do Sul tenha passado por algumas frentes frias no período de inverno deste ano, a intensa onde de calor deve falar mais alto a partir da próxima semana.
Conforme a meteorologia, a previsão indica que todas as regiões encaram uma grande semana de calor com temperaturas que podem beirar os 40°C.
Nos últimos dias, o estado viveu um declínio de temperatura como foi apontado pelo Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) e explicado detalhadamente pelo Climatempo, afirmando que a frente fria que passou pelo Sul do país, não teve força suficiente para prolongar sua estadia.
Assim, sem essa sombra de frente fria e a sensação de frio nas primeiras horas da manhã e no anoitecer, a tendência agora deve ser outra: calor intenso e temperaturas nas alturas, acompanhado da baixa umidade relativa do ar.
O sistema de previsão Meteored passa a relatar que superado o final de semana, que deve contar com temperaturas altas, principalmente na região norte do estado, como as áreas pantaneiras, a perspectiva é que o calor aumente a partir da próxima segunda-feira (16).
O pico máximo de calor deve acontecer na quarta-feira, dia 18, com temperaturas que podem deixar a sensação térmica acima dos 40°C, como nas cidades de Corumbá, Coxim, Três Lagoas e Porto Murtinho, por exemplo. Nas demais regiões e cidades, o forte calor brilha sem deixar que existam possibilidades de chuva.
Mesmo que tenha esse pequeno pico máximo de calor, os demais dias prometem ser tão ensolarados como nos outros dias da semana, podendo esticar ainda mais a estiagem e os dias sem chuva em grande parte de Mato Grosso do Sul.
Campo Grande que havia amanhecido com temperaturas até então amenas e com uma sensação de friozinho, não viverá mais essa mudança climática e pode também encarar grandes temperaturas, onde o pico de máxima deve ser de 37°C.